AMBIENTES INTEGRADOS: NOVO CONCEITO DE VIVER
Os ambientes integrados são muito práticos e modernos, pois organizam melhor as áreas de convivência, aproveitam melhor o espaço e proporcionam melhores condições de ventilação e iluminação naturais.A cada dia, ganham mais adeptos, representando uma nova maneira de viver.
A necessidade de integrar os ambientes surgiu a partir das metragens menores dos novos empreendimentos.
Uma solução muito comum para otimizar os espaços integrados é usar mobiliário e acessórios para separar os ambientes, mas ao mesmo tempo, mantendo a harmonia. Em alguns casos, é necessário derrubar paredes para criar amplitude.
Confira abaixo algumas ideias de integração:
1 — Sala de estar, de jantar e cozinha
Integrar ambientes, muitas vezes, exige mudança de comportamento, pois no caso da cozinha junto com a sala, é importante que o ambiente esteja sempre organizado, além de ter mobiliário planejado e eletrodomésticos que pareçam objetos de decoração.
Para uma casa em que a cozinha quase não é usada, fica fácil manter a arrumação, mas no caso de uma cozinha de uma família grande em que são preparadas várias refeições por dia, vale pensar se essa será uma boa escolha.
Ótima opção para quem gosta de receber e cozinhar para as visitas. A integração pode ser feita com a demolição total ou parcial da parede. Use a bancada para dividir os ambientes, além de servir de mesa e|oubase para o cooktop.
Amplie o ambiente com vidros e espelhos.
2 — Sala e home office
Use porta ou divisória retrátil para garantir silêncio e concentração na hora em que estiver trabalhando.
As integrações de sala e quarto e sala e home office são projetos mais fáceis de executar, tem custos menores e apresentam excelentes resultados.
3–Sala, cozinha e varanda
Integrar sala, cozinha e varanda é ótima opção para quem quer manter contato com a parte externa da casa.
Use grandes portas e janelas de vidro, que servem também para isolar a área interna das condições climáticas e do barulho externo.
4 – Sala e quarto
É uma boa opção para quem mora sozinho. Aumenta o espaço e dá mais praticidade. Aposte no mobiliário que possa ter dupla função, como uma estante que sirva de divisória. A decoração deve ser clean.
Ao unir os ambientes, conseguimos ampliar o espaço, principalmente nos apartamentos pequenos.
As construções atuais — cada vez menores – dão destaque para a sala e cozinha gourmet, enquanto que o quarto de empregada, já não existe mais, pois na vida moderna, já não cabe ter empregada que dorme no emprego.
Com isso, os ambientes integrados estão ganhando força, pois apresentam vários benefícios, como, transformar a casa em uma grande área social, favorecendo a convivência entre moradores e visitantes.
Foi-se o tempo em que os cômodos das casas e apartamentos eram totalmente separados, onde a divisão era feita com uma cozinha fechada, área de serviço com dependência de empregada, sala de estar e jantar.
Viva a praticidade, a integração e a modernidade!
E então, gostou dos ambientes?
Se ainda tem alguma, escreva nos comentários.